No último sábado (28), Corinthians e Fluminense se encontraram na Neo Química Arena em confronto válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro 2023. A partida terminou em 2 a 0 para o Timão, com enorme destaque para o atacante Róger Guedes, que fez os dois gols da equipe paulista.
Ambos os clubes chegaram para a partida com a moral afetada. De um lado, um Corinthians que não vencia há oito jogos (somando Campeonato Brasileiro e Libertadores) e tomado pela insegurança da torcida quanto à contratação técnico Vanderlei Luxemburgo. Do outro, um Fluminense vindo de altos e baixos, mas que demonstra um nível muito abaixo daquele esperado no início da temporada.
No fim, o mando de campo e a força das arquibancadas pesaram para a equipe corinthiana, que, apesar de uma performance não convincente, venceu e afastou o jejum de vitórias.
Primeiro tempo
O início do jogo foi marcado pela inatividade de ambas as equipes. O Fluminense mantinha a posse da bola na maior parte do tempo, mas tinha dificuldades para criar jogadas que levassem perigo à meta do goleiro Cássio, enquanto o Corinthians apostava na velocidade de seus pontas em contra-ataques pouco eficazes.
A partir dos 15 minutos, o Tricolor partiu para o ataque e obrigou o Timão a se fechar. Os lances mais perigosos surgiam pelos lados do campo e, por muitas vezes, com participação do lateral Samuel Xavier e do meia John Arias. Certo destaque deve ser dado também ao volante André, que criou possivelmente a melhor chance do primeiro tempo em chute de fora da área defendido com maestria por Cássio.
Na fase final da primeira etapa, o ritmo caiu novamente e poucas chances foram criadas para ambas as equipes.
Segundo tempo
Após o intervalo, a diferença de postura da equipe do Corinthians era facilmente perceptível. Os jogadores do Timão voltaram mais dispostos e demonstrando a raça tanto pedida pela torcida nas últimas semanas.
Em pouco tempo, esse comportamento ofensivo se converteu em gol. Logo aos 15 minutos, após uma bela roubada de bola no meio de campo, Matheus Bidu encontra um belo cruzamento para Yuri Alberto, que ajeita a bola para o companheiro de ataque Róger Guedes tocar de cabeça para o fundo do gol.
Entretanto, a vontade e a garra dos corinthianos não parou com o placar aberto. A equipe continuou fazendo pressão e anulando as jogadas do Fluminense, que permanecia com uma posse de bola inativa e pouco vertical. A partir desse momento, as melhores chances surgiam em contra-ataques velozes do clube paulista.
O cenário continua e no apagar das luzes, já nos acréscimos, a bola foi novamente alçada na área para Róger Guedes, que até tenta devolver o favor de Yuri Alberto no primeiro gol, mas acerta uma cabeçada que entra lentamente nas redes do goleiro Fábio.
A partida termina sem muitos sustos para o Timão, encerrando a sequência ruim e renovando as esperanças da Fiel torcida. Vale ressaltar o retorno do meia Renato Augusto aos gramados, que fez o seu primeiro jogo depois de desfalcar o Corinthians em 13 oportunidades para tratar uma lesão no joelho direito.